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saramelancia

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12
Dez17

Aliviar stress e ansiedade com a respiração abdominal


Sara Melancia

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Olá a todos!

 A respiração é nossa aliada, é uma ferramenta poderosa que nos pode ajudar a aliviar stress e ansiedade. É normal que, com o correr do dia a dia, a respiração se torne mais superficial, menos profunda. O problema é que não temos de estar constantemente em alerta. São necessários momentos de repouso para o corpo e mente recuperarem da agitação em que vivemos. Por isso, recomendo que paremos para verificar a respiração.

(Leiam e depois experimentem!)

 Sentem-se confortavelmente, no chão com as pernas cruzadas ou numa cadeira com a coluna direita. Respeitem o corpo. Podem usar uma almofada. Se estiver frio usem uma manta e recomendo sempre que façam uma bebida quente como um chá para quando terminarem. Cai sempre bem. (Se estiver calor, uma bebida fresca!)

 Depois de enraizarmos a base da nossa meditação, fechem os olhos.

 Vamos agora fazer uma vistoria ao nosso corpo. Relaxem os músculos da cara, os ombros, as mãos e qualquer outra parte do corpo, mantendo a coluna firme. É normal que passado um bocado, voltem a contrair mas, gentilmente, relaxem novamente. É importante não se zangarem com vocês mesmos durante a pratica. Meditar, como tudo na vida, requer pratica e tempo para aperfeiçoarmos.

 Aos poucos, comecem a prestar atenção à respiração, sem alterar nada. Simplesmente observar e ficar mais consciente da respiração.

 Quando estiverem preparados, comecem a aprofundar a respiração aos poucos. Inspirações profundas pelo nariz e expirações suaves e longas pelo nariz também. Se preferirem, expirem pela boca mas com suavidade igual.

 Contem 5 respirações bem profundas, sendo cada respiração uma inspiração e uma expiração.

 E agora coloquem as mãos na barriga e vamos tentar inspirar e expandi-la e ao expirar diminui-la. Tentar não mexer os ombros nem o peito em demasia. Apenas movimentar a barriga. Se acharem difícil,não fiquem frustrados. Continuem a respirar profundamente e a sentir o movimento que o corpo faz.

 Dizem que esta respiração, a respiração abdominal ou diafragmática é a forma como os bebes respiram. Considera-se uma melhor forma de respirar.

 Concentrem-se e façam esta respiração o melhor que conseguirem durante o tempo que tiverem disponível. Mais vale pouco mas bem!

 Quando quiserem terminar, não o façam repentinamente. Alonguem o corpo, abram os olhos gradualmente e podem até fazer uma suave massagem à face. Tentem levar com vocês o resto do dia ou noite, o estado tranquilo que cultivaram durante a prática!

 Como se sentem?

 Espero que tenham gostado da meditação guiada :)

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Até já!

 

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